Serviços

Lucro Real

Lucro Real

Entre os serviços que um contabilidade pode prestar, existe um muito importante para empresas que procuram evitar problemas relacionados à gestão financeira: a Assessoria do regime tributário de Lucro Real. O lucro real é um dos regimes de tributação mais usados no Brasil, contudo, muitos empreendedores ainda possuem algumas inseguranças sobre como ele funciona e quem se enquadra nessa modalidade.

Basicamente, este regime funciona da seguinte forma: o cálculo do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) é feita com base no lucro real da empresa (receitas menos despesas) com os devidos ajustes previstos em lei.

Empresas que se enquadram no Lucro Real

De acordo com a legislação, existem alguns setores que são obrigados a se enquadrarem no regime de Lucro Real – independentemente de sua receita bruta, são eles: o elas:

  • Empresas do mercado financeiro, como bancos, instituições financeiras, cooperativas de crédito, empresas de seguro privado, entidades de previdência aberta e sociedades de crédito imobiliário;
  • Empresas que tiveram lucro, rendimentos ou ganhos de capital oriundos de fora do país;
  • Empresas que explorem as atividades de compras de direitos creditórios resultantes de vendas mercantis a prazo ou de prestação de serviços (factoring);
  • Empresas que têm benefícios fiscais em relação à redução ou isenção de impostos;
  • Qualquer empresa com receita bruta acima de R$78 milhões deve, obrigatoriamente, adotar o Lucro Real como regime de tributação.

Vantagens deste regime de tributação

O lucro real possui algumas vantagens interessantes para as empresas que devem segui-lo, principalmente por ajudar a reduzir a carga tributária. Abaixo estão listadas os principais benefícios:

  • Possibilidade de compensar prejuízos fiscais;
  • Tributação mais justa, já que leva em consideração a situação real da empresa;
  • Aproveitamento de créditos do PIS e do COFINS;
  • Possibilidade de optar pela apuração trimestral ou anual, adequando às necessidades e estratégias da empresa;
  • Em caso de prejuízo fiscal, não há obrigatoriedade de contribuição.

Por que escolher a Meccah para auxiliar na análise do Lucro Real da sua empresa?

Um serviço de confiança une diversos pilares: conhecimento e segurança da prestadora, a sua experiência no mercado e um atendimento diferenciado para os seus clientes. Todas as soluções disponibilizadas pela Meccah Contabilidade e Auditoria respeitam esses preceitos. A contabilidade preza por “entender para atender” e é justamente por isso que ela é a escolha ideal para a sua empresa. O time da Meccah está preparado para executar a analisar e prestar assessoria para o seu negócio no regime de Lucro Real.

A assessoria em lucro real é um serviço primordial para a saúde financeira de uma empresa, portanto, escolha uma contabilidade como a Meccah. São mais de 24 anos de atuação para empresas de pequeno e médio porte. Toda essa experiência gerou um conhecimento na prática, sendo possível desenvolver uma análise eficiente, com bases legais e feitos de forma crítica e minuciosa; para assim, montar um parecer técnico que ajudará no futuro do seu negócio.

Para mais informações, entre em contato e fale com um dos especialistas.

Quer saber mais? Entre em contato conosco!