Blog

Perícia Contábil – Tudo o que você precisa saber

Perícia Contábil

O andamento da parte contábil de uma empresa pode sofrer alterações importantes devido a questões de fusão de empresas ou demandas judiciais. Por essas questões, ela já pode passar por uma perícia contábil.

Se nunca ouviu falar ou não imagina o que seja, fique com a gente e conheça mais sobre este serviço e veja o que a Meccah Contabilidade pode te ajudar com o nosso serviço de auditoria.

O que é a Perícia Contábil

Fazer a conferência de documentos fiscais e tributários dá trabalho e qualquer erro pode ser comprometedor na mensuração dos dados tributários da empresa. E, por tabela, resultar em multas e penalidades pesadas ao negócio.

Especialmente quando está envolvida em demandas judiciais, como ações de falências e recuperações judiciais, a informação precisa ser fidedigna, sob o risco de incorrer em crime tributário.

Pensando em se livrar destes potenciais problemas, a perícia é fundamental neste caso. É um procedimento bem rígido e deve ser realizado por profissionais especializados e autorizados para este fim.

Pela Norma Brasileira de Contabilidade, a perícia contábil é o “conjunto de procedimentos técnicos e científicos destinados a levar à instância decisória elementos de prova necessários no subsídio de litígios, mediante laudo pericial contábil ou parecer pericial contábil”.

Deve estar em conformidade com normas jurídicas e profissionais e a legislação específica que a ordena.

Existem tipos de perícias, de acordo com cada situação e finalidade. Conheça cada um deles.

Tipos de perícias contábil

Conhecemos duas modalidades de ações na justiça: a judicial, na qual as partes não entram em acordo e arbitram ao juiz de direito tomar a decisão final. E a extrajudicial, que tem trâmite menos cansativo e pode ser resolvido amigavelmente.

Essas modalidades também se aplicam nas perícias. A perícia judicial é solicitada pelo juiz sendo usada somente em casos em que se necessita de um laudo realizado por pessoa isenta e que pode resolver uma pendência judicial.

As informações obtidas neste relatório são anexadas ao processo e ajuda o juiz na tomada de decisões. Podem ter o apoio de assistente técnico pelas partes que emitem o seu relatório juntamente com o relatório independente.

A perícia extrajudicial acontece sem o pedido do juiz ou sem um processo existente. Se divide em:

  1. Arbitral;
  2. Estatal;
  3. Voluntária.

Na arbitral, os objetos analisados estão diante de uma lei de arbitragem em comum acordo, no qual as partes devem concordar com a escolha do perito independente.

A perícia estatal é executada sob o controle dos órgãos de Estado, como CPIs e as conduzidas pelo Ministério Público da União. As perícias voluntárias são contratadas por uma empresa ou conjunto de empresas em comum acordo. Não é necessário ter uma disputa. Caso tenha processo de aquisição ou fusão, elas podem solicitar esta perícia para comprovação de informações financeiras e tributárias.

Nos casos das perícias judiciais e da perícia contábil voluntária, é necessário que sua empresa tenha um parceiro que te auxilie no processo de auditoria com responsabilidade e cuidado nas informações prestadas. A Meccah Contabilidade é referência e tem as melhores soluções para o seu caso.

Auditoria é Meccah Contabilidade

Com mais de 20 anos no mercado, nós da Meccah Contabilidade e Auditoria somos a solução que você precisa. O nosso objetivo é prestar um serviço ágil e de máxima qualidade, dispondo de tecnologia de ponta e uma equipe de profissionais constantemente atualizada com a legislação brasileira.

Nosso compromisso é fornecer aos nossos clientes o que há de melhor em contabilidade e auditoria unindo a qualidade, a confiabilidade e o sigilo absoluto. É mais do que auditoria, é realizar na prática com excelência.

Entre em contato, fale com um dos nossos especialistas e vamos juntos cuidar da contabilidade da sua empresa.