Blog

Para que serve a nota fiscal? Saiba por que ela é tão importante

Para que serve a nota fiscal

Toda empresa possui diversas responsabilidades, pois é muito importante estar ciente das obrigatoriedades do empresário desde o momento da abertura do negócio. A primeira delas é informar sobre seu faturamento. Nesse caso, a Nota Fiscal é a maneira mais fácil de formalizar a receita. De acordo com a Lei Nº 8.846, todo negócio precisa realizar esse registro. Mas, para que serve a Nota Fiscal? Calma, neste artigo vamos explicar tudo sobre as NF.

Continue a leitura e saiba tudo sobre nota fiscal, revisão fiscal e muito mais.

Afinal, para que serve a Nota Fiscal?

A NF (Nota Fiscal) é um documento comprobatório de todas as trocas comerciais para oficializar as transações e controlar o recolhimento de impostos.

No entanto, as notas fiscais mudaram de uns tempos para cá. Hoje, são eletrônicas e facilitam a gestão empresarial de diversas empresas.

Mas, para que elas servem? Mesmo que alguns procedimentos tenham sido adaptados para o ambiente digital foi somente em 2005 que isso se tornou uma realidade no Brasil. Aliás, foi nesse mesmo ano que a nota fiscal eletrônica passou a ser autorizada pelo governo.

A sua utilidade ainda é desconhecida por muitos, mas a verdade é que a NF é uma constante universal no âmbito dos negócios e faz parte burocrática das empresas de todos os portes (pequeno, médio e grande).

O que é Nota Fiscal?

Como falamos anteriormente, a NF é um documento oficial que registra as saídas (vendas) de sua empresa. Ou seja, sempre que receber algum pagamento é preciso emitir uma nota fiscal para o seu consumidor.

Por que isso é tão importante?

Com esse documento você consegue resolver muitas coisas, como, por exemplo: é com ele que a contabilidade de sua empresa poderá calcular os seus impostos. Isto é, o financeiro pode até fazer uma estimativa de faturamento, deixando o seu negócio muito mais organizado.

Além disso, a não emissão da NF pode trazer vários problemas para a sua empresa, incluindo a desorganização da gestão financeira e crime de sonegação fiscal.

Portanto, organize o seu negócio e não deixe de emitir Nota Fiscal.

Tipos de Nota Fiscal

Há três tipos de notas fiscais:

  • NFS-e (Nota Fiscal de Serviço Eletrônica), que deve ser usada por empresas prestadoras de serviço, como academias de ginástica ou oficinas.
  • NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica), que normalmente é utilizada pelo varejo porque substitui o cupom fiscal eletrônico.
  • NF-e (Nota Fiscal de Produto Eletrônica), utilizada por empresas que vendem produtos físicos. Isto serve tanto para lojas físicas como lojas online.

Ficou com alguma dúvida? Fale com a Meccah

Uma contabilidade que é sinônimo de eficiência e segurança para o seu negócio. Essa é a melhor forma de descrever a Meccah Contabilidade e Auditoria. Com mais de 24 anos de atuação, a Meccah possui amplo conhecimento nos mais variados ramos presentes no mercado brasileiro.

Venha conhecer nossa equipe! Estamos preparados para utilizar as mais recentes tecnologias e melhores práticas neste segmento de mercado para oferecer serviços ágeis e de alta qualidade para você.

Além disso, nossa estrutura permite prestar serviços de assessoria contábil, revisão fiscal e consultoria para departamento pessoal a todos os perfis de clientes. Ou seja, se procura serviços de contabilidade e negócios personalizados, saiba que nós da Meccah oferecemos soluções únicas para o seu negócio.