Blog

O que é rendimento tributável e como declarar

O que é rendimento tributável

Todos nós que fazemos a economia girar temos direito a receber os valores de nosso trabalho ou de investimentos feitos. O quantitativo que recebemos é considerado um rendimento tributável na hora de declararmos o Imposto de Renda. Mas o que é rendimento tributável, na letra fria da contabilidade?

Essa dúvida é o objeto deste artigo no qual iremos explicar tudo em detalhes e como o trabalho de uma assessoria e consultoria contábil como a Meccah Contabilidade evita as suas dores de cabeça no futuro.

O que é rendimento tributável

O rendimento tributável é basicamente tudo o que representa de valores que uma pessoa física recebe e que pode ser tributado durante todo um ano pelo governo através dos impostos na esfera federal.

A forma com a qual a União cobra os tributos é através do Imposto de Renda declarado durante os meses de março e abril de cada ano. Logo após o envio da declaração, é calculado o valor de tributação dos rendimentos a ser pago nos dias seguintes.

Os rendimentos que são considerados para tributação são aqueles considerados:

  • Formais, como os salários em CLT, quem recebe aposentadoria ou pensão ou valores recebidos como MEIs, alugueis e royalties;
  • E os informais, exemplos dos prestadores de serviço e valores semelhantes aos recebidos dos trabalhadores formais.

Já que sabemos o que é rendimento tributável e o que deve ser declarado, em que faixa eu devo começar a fazer a declaração?

Quem deve declarar

Para fazer a declaração dos seus rendimentos, há uma faixa de isenção definida pela Receita Federal. Para a declaração no ano de 2021, o valor mínimo para a obrigatoriedade da declaração foi de R$ 28.559,70.

Ou seja, se você recebeu entre salários e demais valores que entraram na sua conta passíveis de tributação acima desta faixa, é preciso declarar. Quem estiver abaixo está isento de declarar para o Leão.

Por isso, fique atento para o próximo ano, separe toda a documentação necessária e evite ir para a malha fina, o que trará uma dor de cabeça evitável.

Agora que sabemos o que é rendimento tributável, conte com a assessoria e consultoria contábil da Meccah Contabilidade para fazer todo o processo para sua empresa ou para suas finanças de forma responsável e sem causar penalidades, como parar na malha fina.

Serviço Contábil é Meccah Contabilidade

Com mais de 20 anos no mercado, nós da Meccah Contabilidade e Auditoria somos a solução que você precisa.

O nosso objetivo é prestar um serviço ágil e de máxima qualidade, dispondo de tecnologia de ponta e uma equipe de profissionais constantemente atualizada com a legislação brasileira, em especial quando o assunto é sobre o que é rendimento tributável.

Nosso compromisso é fornecer aos nossos clientes o que há de melhor em contabilidade e auditoria unindo a qualidade, a confiabilidade e o sigilo absoluto. É mais do que assessoria e consultoria contábil, é realizar na prática com excelência.

Entre em contato, fale com um dos nossos especialistas e vamos juntos cuidar da contabilidade da sua empresa.

Até a próxima!