Blog

O que é imposto retido na fonte e como se prevenir

O que é imposto retido na fonte

A cada ano, as empresas e as pessoas físicas precisam fazer a declaração de imposto de renda de todos os valores que passaram por suas contas durante os 12 meses do ano anterior. Depois de feita a declaração, é preciso aguardar o momento em seu nome entrar no lote de restituição do IR. Mas saiba que é possível evitar essa espera fazendo o imposto de renda retido na fonte. Mas o que é imposto retido na fonte?

Saiba como a retenção pode ser feita diretamente na sua declaração e como o processo pode ser feito com segurança e o apoio da Meccah Contabilidade assessoria e consultoria contábil.

O que é imposto retido na fonte

É costumeiro as pessoas físicas realizarem no início de cada ano a declaração do imposto de renda, onde deve-se discriminar todos os valores recebidos e as despesas passíveis de dedução, como os valores de planos de saúde, escola, entre outros.

Nos primeiros meses do ano, a correria é enorme e as dores de cabeça são frequentes para juntar toda a documentação e enviar para o escritório de contabilidade fazer a declaração.

O que vem após é o valor a ser pago de dedução do IR para que seja ressarcido meses depois em um dos lotes disponibilizados pela Receita Federal, o que é um martírio para muitas pessoas.

Mas o que acha de fazer o acerto de contas de forma mensal e ser descontado nos valores a serem recebidos? Pois é assim que funciona no imposto retido direto na fonte.

Vamos detalhar abaixo como funciona este processo de “acerto” e como o desconto é feito.

Como funciona

É importante lembrar que os valores a serem retidos são relacionados aos seguintes pagamentos:

  • Salários de assalariados e não assalariados;
  • Serviços entre pessoas jurídicas;
  • Rendimentos de alugueis e royalties;
  • E valores de rendimento por conta de investimentos.

Em todas as situações acima, o Leão do IR vai direto na fonte da renda e faz o desconto de acordo com o valor recebido e a tabela de isenção. Como exemplo: quem recebe menos de R$ 1.903,99 não pode ter nenhum valor retido.

A pessoa que teve o valor retido direto na conta pode pedir o ressarcimento junto à Receita na hora de declarar seu IR Pessoa Física, sem interferência da empresa.

Agora que sabemos o que é imposto retido na fonte, conte com a assessoria e consultoria contábil da Meccah Contabilidade para fazer todo o processo para sua empresa ou para suas finanças de forma responsável e sem causar penalidades, como parar na malha fina.

Serviço Contábil é Meccah Contabilidade

Com mais de 20 anos no mercado, nós da Meccah Contabilidade e Auditoria somos a solução que você precisa.

O nosso objetivo é prestar um serviço ágil e de máxima qualidade, dispondo de tecnologia de ponta e uma equipe de profissionais constantemente atualizada com a legislação brasileira, em especial quando o assunto é sobre o que é imposto retido na fonte.

Nosso compromisso é fornecer aos nossos clientes o que há de melhor em contabilidade e auditoria unindo a qualidade, a confiabilidade e o sigilo absoluto. É mais do que assessoria e consultoria contábil, é realizar na prática com excelência.

Entre em contato, fale com um dos nossos especialistas e vamos juntos cuidar da contabilidade da sua empresa.

Até a próxima!