Blog

Empresas Atacadistas – 5 dicas para melhorar a sua gestão

Empresas Atacadistas

O mercado de atacado foi, por muito tempo, um dos mais simples e seguros para empreendedores. Antes, era “apenas” necessário ter os melhores produtos e vendê-los por um preço acessível, e assim, aumentar as vendas. Contudo, atualmente, o cenário é um pouco diferente. Por isso, preparamos um artigo com 5 dicas para empresas atacadistas que querem prosperar no segmento.

Aqui na Meccah, somos especialistas em distribuidoras, importadoras e muito mais. Confira nossas dicas e vamos juntos melhorar os seus resultados, o que acha?

Dicas de como melhorar os resultados de empresas atacadistas

A missão não é simples, mas está longe de ser impossível. Se você seguir nossas orientações tem tudo para melhorar os números do seu negócio. Além disso, caso queira, é válido também chamar o nosso time para auxiliar nessa fase. Sem mais delongas, vamos às 5 dicas!

Dica 1 – Metas realistas para empresas atacadistas

Um dos pilares do sucesso é a criação de objetivos. Ou seja, analise as possibilidades de progresso para a empresa, estimando o quanto ela pode crescer em determinado período. Nesse caso, é muito importante trabalhar metas realistas, uma vez que objetivos inalcançáveis podem gerar frustração na equipe. Porém, evite também metas simples demais que acabam por limitar o potencial do seu time.

Dica 2 – Reduza ao máximo os processos operacionais

Uma das atividades que mais gera gastos para uma empresa é o trabalho operacional. Em outras palavras, quanto mais tempo esses processos consomem, mais cara será a gestão para as empresas atacadistas. Por isso, é essencial checar se algum procedimento pode ser otimizado – ou até mesmo, se ele ainda é necessário para a empresa. Isso poupa tempo e custos, refletindo diretamente em seu faturamento anual.

Dica 3 – Analise periodicamente o avanço do seu negócio

Não esqueça de reunir métricas sobre o desempenho das vendas! Todavia, após levantar essas informações, você deve avaliar o que eles representam. Essa análise precisa ser feita periodicamente, para sempre alinhar os objetivos e retornos da empresa. Faça comparações entre períodos, entre as metas definidas e veja se tudo está de acordo com o planejamento.

Não atingir a meta estabelecida, mas ainda assim conseguir algum progresso, não é sinal de uma gestão falha, por exemplo.

Dica 4 – Compartilhe as informações com a equipe

Essa é uma dica muito importante: sabemos que a maioria das informações são destinadas para a diretoria. Contudo, é essencial que os demais funcionários tenham acesso a esses dados. Afinal, uma considerável parte da gestão para atacadistas ocorre na microgestão feita pelos próprios colaboradores no dia a dia da empresa.

Quanto mais eles souberem, mais eficientes e autônomos eles poderão ser em suas funções.

Dica 5 – Automatize os processos

Por fim, essa dica relaciona-se ao item 2. Mesmo os processos enxugados ainda podem ser mais eficientes. Tanto a captação quanto a transmissão de informações podem ser melhoradas com a utilização de softwares de gestão, que disponibilizam um banco de dados para toda a empresa. É a solução mais segura, evitando erros e acelerando todos os processos.

Para melhorar os resultados, conte com uma contabilidade para empresas atacadistas

Gerenciar e aperfeiçoar os serviços de empresas atacadistas não é uma tarefa fácil. Portanto, invista em uma contabilidade para distribuidora com experiência comprovada e que está pronta para ajudar no crescimento da sua empresa.

Com mais de 20 anos no mercado, nós da Meccah Contabilidade e Auditoria somos a solução que você precisa. O nosso objetivo é prestar um serviço ágil e de máxima qualidade, dispondo de tecnologia de ponta e uma equipe de profissionais constantemente atualizada com a legislação brasileira.

Entre em contato, fale com um dos nossos especialistas e vamos juntos cuidar da sua empresa.

Por fim, se gostou do nosso artigo sobre empresas atacadistas, compartilhe com seus amigos. Caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários.

Nos vemos no próximo conteúdo!