Blog

Dia da Contabilidade – Entenda por que celebramos o dia 25 de abril

Dia da contabilidade

Em 25 de abril, comemora-se o Dia da Contabilidade. Essa data é muito importante para refletir sobre a necessidade dos contadores para as empresas. Afinal, ela desempenha um papel estratégico no negócio, muito além da burocracia e da papelada.

Hoje, os profissionais da área atuam como o braço direito do gestor, auxiliando na tomada de decisões para o alcance dos objetivos do negócio. Isso se aplica a todas as empresas, independentemente do porte ou área de atuação no mercado. Toda organização precisa de uma consultoria contábil para fazer escolhas eficazes.

Quer saber mais? Continue a leitura!

Dia da Contabilidade X Dia do Contabilista

Em primeiro lugar, devemos eliminar a confusão entre as datas relacionadas à contabilidade. O motivo é simples: há pelo menos 3 datas comemorativas por ano.

No dia 12 de janeiro foi comemorado o Dia do Empreendedor Contábil. Como mencionamos, 25 de abril é o Dia da Contabilidade. Finalmente, 22 de setembro é o dia do contabilista.

No entanto, todos os profissionais da contabilidade, portanto, podem celebrar a data.

A trajetória do profissional contábil

O papel do profissional contábil mudou muito desde 1926, após ser instituído por João de Lyra Tavares, considerado o senador e Patrono dos Contabilistas, no Brasil.

Em dezembro de 1927, João Lyra havia sido eleito presidente do Conselho Perpétuo dos Contabilistas Brasileiros e, em toda a sua vida parlamentar, propôs e fez aprovar várias leis em benefício da profissão contábil.

Em seu discurso de agradecimento, Lyra homenageou outro grande Contabilista, Carlos de Carvalho:

“Quando, em 1916, justifiquei, no Senado Federal, a conveniência de se regularizar o exercício de nossa profissão, acentuada a merecida e geral confiança que adviria do abono da classe, por seus mais circunspectos representantes, à capacidade moral e técnica dos Contadores, foi o grande e saudoso mestre paulista uma autoridade sem equivalente no Brasil, como bem disse o senhor Amadeu Amaral, quem me endereçou os primeiros e os mais desvanecedores protestos de apoio e de solidariedade”.

E, assim, o Dia da Contabilidade foi oficialmente instituído pela Lei Estadual nº 1.989, em 23 de maio de 1979. Aos poucos, os profissionais passaram a se especializar na área da contabilidade e, com isso, ganharam um papel ativo nas empresas.

No entanto, sua trajetória foi marcada por diversos momentos até chegar ao que representa hoje. Houve a época em que os contábeis fossem responsáveis por controlar o negócio, realizando a gestão de processos com foco na redução de riscos, além de participar das estratégias da empresa e das análises financeiras.

Hoje, os profissionais podem não só coletar dados financeiros e fiscais, mas também realizar um trabalho integrado com os clientes. Sua posição estratégica é fundamental, pois tem condições de integrar a equipe de gestão, apoiar a tomada de decisões da empresa e descobrir diversas oportunidades.

Por fim, aproveite o dia 25 de abril para fazer essa reflexão sobre o presente e futuro da Contabilidade no Brasil e continue sempre aprimorando a sua atuação profissional.

Ficou com alguma dúvida? Fale com a Meccah

Uma contabilidade que é sinônimo de eficiência e segurança para o seu negócio. Essa é a melhor forma de descrever a Meccah Contabilidade e Auditoria. Com mais de 24 anos de atuação, a Meccah possui amplo conhecimento nos mais variados ramos presentes no mercado brasileiro.

Venha conhecer nossa equipe! Estamos preparados para utilizar as mais recentes tecnologias e melhores práticas neste segmento de mercado para oferecer serviços ágeis e de alta qualidade para você.

Além disso, nossa estrutura permite prestar serviços de consultoria contábil e assessoria a todos os perfis de clientes. Ou seja, se procura serviços de contabilidade e negócios personalizados, saiba que nós da Meccah oferecemos soluções únicas para o seu negócio.

Até o próximo artigo! 🙂