Blog

Contabilidade para Indústria – Como funciona esse serviço?

Contabilidade para Indústria

contabilidade para indústria é um dos segmentos mais importantes da contabilidade, uma vez que auxilia diretamente no desenvolvimento industrial no país. Imagine que você pretender iniciar a produção de um determinado produto: tem noção de quanto esse processo vai custar? Ou você sabe quais são todas as despesas contidas no processo produtivo?

Portanto, é visível que a assessoria e consultoria contábil é um diferencial essencial para o sucesso da sua indústria.

Quer saber tudo sobre o assunto? Continue a leitura!

O que é a Contabilidade para Indústria

Não é novidade para ninguém que diversos fatores compõem o custo final de um produto dentro de uma indústria, certo?

Dessa forma, a maneira mais assertiva de levantar esse custo é com o suporte de uma contabilidade especializada no serviço industrial.

Assim, a contabilidade industrial é responsável por detectar e traçar custos de produção que favorecem o produto final de uma determinada empresa.

Como funciona o serviço de contabilidade para indústria

Como vimos anteriormente, a contabilidade industrial possibilita que a sua indústria identifique o total de gastos para os processos produtivos e utilize esses dados para determinar o valor de revenda e a margem de lucro.

É uma excelente forma de saber onde estão e como se comportam os custos dentro da indústria.

Para facilitar, vamos para um exemplo:

Em indústrias, o lucro é o resultado da conversão de matéria-prima em um produto final, correto? Porém, esse simples processo engloba várias especificidades, já que o lucro final demanda funções acessórias, como:

  • Compra de matéria-prima e a venda final do produto;
  • Transformação dos materiais;
  • Aplicação de capital e obtenção de financiamentos.

Sendo assim, reforçamos que o setor industrial exige bastante atenção, principalmente no que tange a área contábil, fiscal e tributária.

Por isso, você deve ter o cuidado ao contratar uma contabilidade para indústrias, para que o seu negócio utilize os métodos de custeios adequados, esteja com suas obrigações sempre em dia e gere lucros.

Qual a diferença entre contabilidade industrial e comercial?

É normal essa pequena confusão entre os termos, mas eles não são sinônimos.

Na contabilidade comercial, você deve somar o valor pago pela mercadoria aos tributos não compensáveis e mais alguns custos acessórios como seguros e fretes, para assim, identificar o custo da mercadoria.

Em contrapartida, na contabilidade para indústria, esse processo é mais complexo. Afinal, a transformação de matéria-prima em produto envolve custos com mão-de-obra, água, energia elétrica e outros.

Ou seja, você deve levar em consideração não apenas o valor investido na matéria-prima, mas sim, todo o seu custo de produção.

Além disso, o lucro no caso acima só é registrado após a conclusão da venda – lembre-se que nela ainda são aplicadas despesas financeiras, administrativas e comerciais.

Sendo assim, a contar com o apoio de um contador especializado no setor industrial, você possui toda a expertise de um especialista na área que vai te ajudar a potencializar os seus resultados.

Meccah – Especialista em Contabilidade para Indústria

Uma contabilidade que é sinônimo de eficiência e segurança para o seu negócio. Essa é a melhor forma de descrever a Meccah Contabilidade e Auditoria. Com mais de 24 anos de atuação, a Meccah possui amplo conhecimento sobre contabilidade industrial.

Venha conhecer nossa equipe! Estamos preparados para utilizar as mais recentes tecnologias e melhores práticas neste segmento de mercado para oferecer serviços ágeis e de alta qualidade para você.

Além disso, nossa estrutura permite prestar serviços de assessoria contábil e de consultoria para departamento pessoal a todos os perfis de clientes. Ou seja, se procura serviços de contabilidade e negócios personalizados, saiba que nós da Meccah oferecemos soluções únicas para o seu negócio.

Até o próximo artigo! 🙂