Blog

Como calcular lucro presumido

Como calcular lucro presumido

A nossa carga tributária é altamente complexa e impede que consigamos fazer certos cálculos, um bom exemplo disso é que poucas pessoas entendem como calcular lucro presumido sem descumprir as exigências legais nem pagar excedentes desnecessariamente.

Para facilitar a sua vida, acompanhe neste artigo as principais dicas para fazer o cálculo com a ajuda e apoio da assessoria e consultoria contábil mais respeitada do mercado, na Meccah Contabilidade.

O que é o lucro presumido

É o meio de tributação simplificado capaz de determinar a alíquota relacionada ao cálculo do imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e da CSLL – Contribuição Social sobre o Lucro Líquido – também destinado ás pessoas jurídicas.

Outros impostos recolhidos e calculados dentro do lucro presumido são o PIS e a COFINS, calculados mensalmente, enquanto o IRPJ e a CSLL são calculados trimestralmente.

Quem deve calcular o lucro presumido

O cálculo deve ser realizado pelas empresas com faturamento de até 78 milhões anuais e que não atuem em setores determinados, como bancos e seguradoras.

O recolhimento é individualizado e pago de forma separada. Diferentemente do que acontece no Simples Nacional, onde todos os impostos são unificados em uma guia.

Empresas que tenham folha de pagamento baixa, custos operacionais reduzidos e margens de lucro superiores ao presumido são beneficiadas com o cálculo do imposto.

Como calcular lucro presumido

Sabendo das alíquotas dos impostos, deve-se ter o entendimento das particularidades de cada imposto.

O cálculo em cima do PIS e COFINS é feito em cima do faturamento mensal e aplica a porcentagem de 0,65% e 3% em cima da receita bruta, respectivamente.

Já para calcular o IRPJ e o CSLL faz-se a presunção da receita trimestral e aplica-se a porcentagem do imposto. Assim, consegue-se o valor de recolhimento.

O valor de recolhimento do CSLL é de 12%, e do IRPJ é de 15% mais 10% em caso de o valor ser maior que R$60.000,00 por trimestre.

O grande desafio para as empresas é saber como calcular lucro presumido e não ter complicações que façam o negócio pagar o tributo com valor elevado. Para não ter este tipo de problema, sua empresa precisa ter uma assessoria e consultoria contábil experiente no mercado. A solução é a Meccah Contabilidade.

Assessoria e Consultoria Contábil é Meccah Contabilidade

Todo o planejamento e execução das ações de auditoria são complexos e que podem gerar resultados infrutíferos quando realizados incorretamente. Por isso, contar com a Meccah Contabilidade é uma excelente solução.

Com mais de 20 anos no mercado, nós da Meccah Contabilidade somos a solução que você precisa. O nosso objetivo é prestar um serviço ágil e de máxima qualidade, dispondo de tecnologia de ponta e uma equipe de profissionais constantemente atualizada com a legislação brasileira.

Nosso compromisso é fornecer aos clientes o que há de melhor em contabilidade e auditoria unindo a qualidade, a confiabilidade e o sigilo absoluto. É mais do que saber como calcular lucro presumido, é realizar na prática com excelência.

Entre em contato, fale com um dos nossos especialistas e vamos juntos fazer a assessoria e consultoria contábil da sua empresa.