SPED Contábil: entenda como ele ajuda sua empresa
Por: Redator - 16 de Janeiro de 2025
Sabemos que o Brasil se caracteriza pela grande burocracia e a grande quantidade de papeis que usamos no dia a dia. Para simplificar a operação contábil no país, a Receita Federal desenvolveu o SPED Contábil.
Vamos explicar o seu funcionamento e como é importante contar com uma assessoria e consultoria contábil da Meccah Contabilidade, referência no mercado.
O que é o SPED Contábil
O SPED é a sigla para o Sistema Público de Escrituração Digital. Este sistema foi instituído pelo Decreto nº 6022/2007, substituído pela Instrução Normativa RFB 1420/2013.
Criado dentro do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal (PAC), obrigou a transmissão de dados que eram enviados todos em papel de forma digital para a Receita Federal. O SPED Contábil é um dos braços do sistema público e auxilia no dinamismo e automatização do setor contábil.
O seu principal objetivo é ser uma excelente solução tecnológica na qual os arquivos digitais de empresas possam ser enviados dentro do formato específico solicitado pela Receita.
Neste sistema, toda a vida contábil deve ser registrada com todos os dados necessários, como datas, partes envolvidas, registro e classificação documental. Os documentos que devem ser entregues digitalmente são:
- Livro diário e seus auxiliares;
- Livro razão e seus auxiliares;
- Livros contábeis, balancetes e balanços diários.
O uso do SPED busca dar às empresas mais agilidade e economia de tempo e de custos. Enquanto isso, o órgão consegue ter melhor controle de fiscalização e dar mais qualidade ao relacionamento com as empresas.
A entrega dos livros deve ser realizada sempre até o último dia do mês de maio do ano-calendário subsequente. Para simplificar: em 2021, o SPED deve ser entregue até a 23:59 de 31 de maio.
O procedimento é obrigatório para todas as empresas de lucro presumido, lucro rela, imunes e isentas. Quem é optante pelo Simples Nacional, autarquias, empresas e órgãos públicos não precisam fazer a entrega.
Como o SPED ajuda sua empresa
Usar o sistema de escrituração digital é uma solução eficiente para o andamento da vida contábil da sua empresa. Como faz a consolidação dos livros contábeis, o fechamento contábil fica mais simplificado.
Se caso as informações sejam enviadas incorretamente acarreta sérios problemas junto á Receita Federal. Além disso, é uma excelente forma de aproximar os clientes do funcionamento de uma empresa e suas nuances.
Como vimos, a entrega do SPED Contábil é uma atividade que exige detalhes e precisão nos dados enviados. Por isso, é imprescindível ter assessoria e consultoria contábil especializada. A Meccah Contabilidade tem experiência e vai ajudar a sua empresa a funcionar em ordem e sem dores de cabeça.
Assessoria e Consultoria Contábil é Meccah Contabilidade
Com mais de 20 anos no mercado, nós da Meccah Contabilidade e Auditoria somos a solução que você precisa. O nosso objetivo é prestar um serviço ágil e de máxima qualidade, dispondo de tecnologia de ponta e uma equipe de profissionais constantemente atualizada com a legislação brasileira.
Nosso compromisso é fornecer aos nossos clientes o que há de melhor em contabilidade e auditoria unindo a qualidade, a confiabilidade e o sigilo absoluto. É mais do que assessoria e consultoria contábil, é realizar na prática com excelência.
Entre em contato, fale com um dos nossos especialistas e vamos juntos cuidar da contabilidade da sua empresa.
Como tem sido mandar os dados contábeis da sua empresa no SPED Contábil? Conta mais para a gente das dificuldades e dos desafios do processo.