Holding: o que é, para o que serve e vantagens
Por: Redator - 16 de Janeiro de 2025
O assunto do artigo é muito importante, mas gera bastante dúvida para quem não está acostumado. Afinal, o que é um Holding?
As Holdings foram instituídas no Brasil por meio da Lei das Sociedades por Ações (Lei nº 6.404/76) que possibilitou o seguinte fato: uma empresa pode controlar ou exercer influência sobre subsidiárias.
Ou seja, Holding nada mais é do que uma empresa desenvolvida para controlar outras empresas.
Uma outra classificação que pode ser dada é como a empresa, que além de possuir a maioria das ações de outras empresas, também detém sua administração e determina suas políticas empresariais.
Quer entender melhor sobre o assunto? Continue a leitura!
O que é Holding e empresas subsidiárias
As demais empresas que compõem a sociedade formadora da holding são chamadas de subsidiárias.
A holding possui uma quantidade de ações que valida uma grande autonomia para intervir decisivamente na política e administração geral das empresas.
Por isso esse modelo de sociedade empresarial tem por objetivo a melhor estruturação de capital das corporações envolvidas.
Vantagens da Holding
Antes de conhecer as vantagens das Holdings, precisamos reforçar que elas têm sido amplamente usadas como peça-chave no planejamento empresarial. Isso porque elas garantem:
- Facilidade de formação: formar uma Holding não é uma tarefa difícil, uma vez que as suas ações podem ser compradas no mercado aberto. O consentimento dos acionistas da sociedade filial não é exigido;
- Agrupamento de capital: você sabia que os recursos financeiros das empresas Holding e subsidiárias podem ser agrupados? Dessa forma, a empresa pode executar projetos de grande escala para aumentar a sua rentabilidade;
- Precaução referentes a riscos: caso as empresas subsidiárias façam negócios arriscados e falhem, a Holding não é afetada diretamente pelo prejuízo;
- Facilidade para obter financiamentos e empréstimos;
- Possível diminuição do Imposto de Renda, em caso de venda de imóveis comprados ou integralizados para esse fim;
- Entre outros.
Para evitar confusão a melhor opção é contar com suporte de uma contabilidade
Acompanhar toda essa burocracia da legislação brasileira não é uma tarefa simples. Portanto, invista em uma assessoria contábil com experiência comprovada e que está pronta para ajudar no crescimento da sua empresa.
Com mais de 20 anos no mercado, nós da Meccah Contabilidade e Auditoria somos a solução que você precisa. O nosso objetivo é prestar um serviço ágil e de máxima qualidade, dispondo de tecnologia de ponta e uma equipe de profissionais constantemente atualizada com a legislação brasileira.
Entre em contato, fale com um dos nossos especialistas e vamos juntos cuidar da sua empresa.
Por fim, se gostou do nosso artigo sobre o instrumentos financeiros, compartilhe com seus amigos. Caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários.
Nos vemos no próximo conteúdo!